top of page

“É tudo novo”, de novo

As narrativas sobre grandes mudanças no mundo do trabalho como ferramenta do capital

Desde o fim do século XX, o sistema capitalista tem reiterado incessantemente o discurso sobre a necessidade de “adaptações” e “mudanças” nas relações de trabalho. Em “É tudo novo”, de novo, o professor de economia Vitor Filgueiras analisa essa narrativa das “grandes transformações”, tão repetida no capitalismo contemporâneo, apresentando seus argumentos e suas contradições, de modo a desnudar seus verdadeiros objetivos: a legitimação da destruição de direitos trabalhistas e o aprofundamento da assimetria entre capital e trabalho. Os argumentos empresariais em torno da inovação defendem que o padrão atual de políticas públicas e ações coletivas relacionadas ao trabalho é inexoravelmente anacrônico e, para evitar um desastre no mercado de trabalho, seria preciso “flexibilizar” e “modernizar” os trabalhadores e as legislações trabalhistas. Embora predatórias, essas narrativas são tão poderosas que acabam sendo assimiladas por parcela importante de trabalhadores e instituições, ajudando a criar uma espécie de “profecia autorrealizável” à medida que são reproduzidas. Em uma linguagem acessível, o livro enfatiza a importância de não assumirmos como verdadeira a retórica capitalista dominante, o que possibilita que as forças do trabalho abram espaço para a criação de alternativas à pauta do capital.


BATE-PAPO ONLINE


Dito isso, no final deste mês de janeiro, Vitor e outros convidados estarão juntos com os espectadores do Instituto Trabalho Digno no canal TV Trabalho Digno no YouTube. O Instituto promoverá na quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, o bate-papo online ““É tudo novo”, de novo”.


A mediação será feita pela Auditora-Fiscal do Trabalho Bruna de Carvalho. O objetivo do bate-papo online é discutir a importância de não assumirmos como verdadeira a retórica dominante. Participe!


SERVIÇO


Bate-papo online “É tudo novo”, de novo”

Dia: 27 Janeiro 2022 (quinta-feira)

Horário: 18h às 19h30

Link para a transmissão online no dia e horário do evento: https://www.youtube.com/c/TVTrabalhoDigno


Commenti


bottom of page